domingo, 14 de agosto de 2011

Persistência é...

...levar 3,5 anos para ver enfim um trabalho pronto do jeito que vc queria!

Há tempos, falo pra minha amiga Carla Pazin que iria postar algo sobre o Anselminho. Quem está em nosso círculo próximo de contato ou de vez em quando vê o que postamos no Facebook, sabe quem é Anselmo. Para os demais, ele é o que chamamos carinhosamente de 'nosso Björko', que tem certidão e tudo! (Brincadeiras à parte, estou muito curiosa para saber os mecanismos do novo trabalho da Björk, o Biophilia).

Talvez falar de Anselmo mais para defendê-lo como projeto incompreendido, não sei: virou necessidade de exibí-lo para todos, afinal, trata-se aqui de uma experiência áudio-visual que teve começo/meio/fim e, agora, uma espécie de vida própria.

a little lullaby (by myself, of course!): Tudo começou meses depois de nos conhecermos, era final de maio de 2007, estávamos conversando sobre projetos pessoais, eu aqui em Sampa, a Carlota em Sertãozinho (interior paulista), ela me mandou algumas músicas dos cariocas da Luisa mandou um beijo para ouvir e começamos a divagar acerca delas. Em duas horas de conversa estávamos com um roteiro na mão!

Daí pra frente pode parecer que tudo é história inventada pois, como projeto, é algo meio "Eduardo & Mônica", com tudo pra dar errado ou ser mais um projeto 'Coca-cola' -daqueles que vc agita agita e...!?????- o fato é que ela filmou as cenas em live action em apenas um fim de semana e eu fui tocando as animações no meu tempo livre, incluindo esses infelizes stop-start-stops da vida profissional.

Calculando o que gastamos com mídia para gravação e material para animar, cada uma gastou cerca de R$50,00 na produção do videoclipe, já que o equipamento da filmagem e para fotos foram emprestados para nós. (É, aquela teoria de que é possível fazer animação a R$0,99 ou R$1,99, sei lá, é uma velha piada que, se nem funcionaria na época do 486, tampouco seria agora, né?!). Sem produtor medíocre regulando a verba e gritando para gastar menos. Ou nos obrigando a demitir alguém (imagine, com duas diretoras e 3 atores, além da banda que cedeu gentilmente a música via CC, onde é que iriamos parar???!). Sem hominho de peitinho estufado gritando em nossos ouvidos que não é assim, não é assado, não é bom porque somos meninas produzindo!... A sensação de liberdade total desse projeto foi incrível!!! Independente e tocado a quatro mãos. Com esmalte e band-aid.

Dessa forma, o tempo que levamos para finalizá-lo, desde o roteiro, apesar de parecer muito, ainda passou por uma estada minha em Florianópolis (SC) para a produção do longa-metragem em stop-motion "Minhocas", para a Animaking e a mudança dela para Bauru (também interior paulista), onde foi tentar a pós-graduação na UNESP e minha volta à Sampa: o tempo foi suficiente para refletirmos algumas coisas, pesquisarmos e darmos ao Anselmo suporte para que nascesse da forma como imaginamos, com todas as características boas e ruins que poderia ter.

Sobre a criação: Aqui, vou falar mais sobre as animações das cenas, por um motivo óbvio: foram feitas por mim, hehe...

Ow... hmmm... vou começar pela ordem em que aparecem no clipe:

1) Animação em negativo (ou película):


Não sei exatamente quem começou com isso, talvez seja justo citar Emile Cohl e sua adorável 'Fantasmagorie'. Infelizmente, por falta de referência, fui conhecer esse trabalho a bem pouco tempo, bem depois de ter feito essa animação. A técnica que usei, foi de criação bem livre, a cena deveria ser feita conforme dizia a letra 'nos negativos pinte traços em tons de cores pastéis' : assim, aproveitei umas fotos que tinha tirado em pequenas seqüências (ok, não sei como se chama essa alternativa da máquina!) em um passeio na região da Paulista e criei a moldura e o filtro do negativo por cima, onde desenhei com traços naïf uma invasão alienígena na cidade! Facim, hein?;

2) Animação de recortes/colagens;

D. Lygia, não peça coxinha por favoooooooor!!!

Era a cena da Lygia (Fagundes Telles) e eu não sabia muito o que fazer. Pra nós, imaginamos uma senhora distinta, excêntrica para a personagem, que fora convidada pelo Anselmo a ir almoçar num buteco. E pra achar buteco pra basear esse cenário? Na época da pesquisa, lembro que ficava andando por ai e os últimos butecos chulos da cidade foram fechando para reforma! Então foi meio de memória que enchi de cartazes essas paredes mofadas, de garrafas caindo da parede, enfim... D. Lygia, D.Lygia, não peça coxinha, por favooooooooor!!!
Ainda sobre a personagem Lygia, sei que nem vão perceber, mas tanto o taileur quanto os sapatos de madame foram feitos de colagem de propagandas para dar esse efeito de textura meio saturada, meio estravagante, hehe... pensando bem, d. Lygia, não assista por favoooooooooor!!!

3) Animação em quadro negro:


Este diálogo é meio célebre no cinema nacional porém, eu não me lembro de que filme é!... De qualquer forma, como estávamos na dúvida se era ou não mesmo um diálogo já filmado, desencanamos e resolvemos criar o tal do Cego Júlio e do Antônio. Ao pé da letra: a cena começa com o Cego Júlio saindo de casa com a bengala e o Antônio chegando devagarinho para questioná-lo. Parece mais é para fofocar, né?
Bom, o melhor de todos os truques simulados de animação que usei está ai: adorei o efeito do 'giz no quadro negro'. No making of, vão ver que não precisei sofrer nadinha com o pó do giz em casa! É pra isso que a gente faz amizade com máquinas, tá?

Créditos deste trabalho:

Título: Anselmo (4'50")
Local de realização: Sertãozinho (SP) - São Paulo (SP) - Florianópolis (SC) - Bauru (SP)
Ano de realização: 2007-11
Direção geral: Carla Pazin
Direção de animação: Nilce Miki Takahashi
Roteiro: Carla Pazin e Nilce Miki Takahashi
Design e animação: Nilce Miki Takahashi
Música: Luisa mandou um beijo
Som: Carla Pazin e Luisa mandou um beijo
Edição: Carla Pazin
Direção de arte: Carla Pazin e Nilce Miki Takahashi
Cenografia: Cenas gravadas: Carla Pazin
Cenas animadas: Nilce Miki Takahashi
Elenco: Antônio Valter Chiaratti Canesin, Carla Pazin, Felipe Ferreira e João Eduardo Chiarati Trevisan
Fotografia: Carla Pazin

Assista o videoclipe do Anselmo clicando aqui

2 comentários:

  1. Fala sumida, como vai? Valeu pelo comentário.

    E parabéns pela perseverança!!! Como diria um sábio ditado popular: "A única coisa que a gente ganha sem esforço é gordura".

    Beijão e sucesso com seus projetos!!

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  2. Diga, Alê!

    Sem trocadilhos, mas já caindo no clichê, "De gordura o mundo já está saturado!" hehe

    Obrigada pela visita e pelo comentário!

    Abs

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