sábado, 24 de outubro de 2009

Lá, fugido ao mundo, sem glória, sem fé, no perau profundo e solitário, é

Li o primeiro comentário postado aqui e um texto enviado pela mesma doce pessoa, meu querido amigo Zizo ontem e fiquei pensando...
O título deste post é uma citação do poema "Os sapos" de Manuel Bandeira (sim, aquele mesmo que ficou conhecido na Semana de 22, lido no palco do Teatro Municipal de São Paulo!) e, no original, é bem assim:
"(...)

Lá, fugido ao mundo,
Sem glória, sem fé,
No perau profundo
E solitário, é

(...)"
In: BANDEIRA, Manuel. Bandeira de Bolso, uma antologia poética. RS, editora L&PM, 2008, pg 48.

Acho interessante como tirar versos e transcrevê-los em forma de prosa insere em um contexto subversivo e, claro, isso muda tudo. Ainda sobre Bandeira, afinal, não é dele "Poema tirado de uma notícia de jornal"? Obviamente, está entre meus poetas preferidos, embora eu prefira ler textos em prosa e romances (não românticos, na maioria deles!!).

Comecei o texto com essa brincadeira porque estava ainda pensando sobre o processo de criação de Fagocitose. Não sei como Bandeira se inspirou para escrever "Os sapos", mas o fato é que, à época, eu estava muito irritada por um momento ruim que via e vivia no meu trabalho e na minha vida. Eu não tinha vida social, convivia com pessoas que deveria ter trabalho pessoal e não tinham. Embromavam, apenas, o que é detestável, ainda mais quando se tem alguma pretensão artística ¬¬... Eu não sentia que podia me expressar nesse meio em que vivia, pois era muito oprimida por não ser um hominho completo. Então comecei a ficar irrequieta, ai veio o convite do Alê e resolvi por no papel toda essa sensação de estar frustrada. Queria, como qualquer garota ainda em fase de não dar satisfações por suas peraltices, fazer um tapa na cara dessa gente: em uma semana, um palito de churrasco e nanquim e papéis, saiu 'Fagocitose'. 

Depois desse tapa na cara, estava disposta a dar voadoras, haha... Brincadeira à parte, num primeiro momento, pensei que não deveria ter enviado para análise e seleção da revista, fiquei mal, mas enfim... as folhas já tinham sido lacradas em um envelope que rumava para São Paulo. Eu me senti culpada, pensei que não deveria ter feito isso, mas não havia mais como voltar atrás.

Agora, sobre esse link, o que posso falar é que eu ainda não me vejo como alguém que tenha pretensão de lançar tendências, sim?!

http://www.universohq.com/quadrinhos/2009/abstratos.cfm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por colaborar a tornar este blog melhor! :)!