quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Quando a luz acabava...


 Cruzamento: ilustração (nanquim, caneta hidrocor e tratamento digital), jun-out/09

Hoje postarei um trabalho que comecei ainda em Florianópolis e faz parte de uma fase totalmente experimental e da série que andei desenvolvendo para colaborar com os amigos que editam a Revista Subversos (http://www.revistasubversos.blogspot.com).
Sim, tudo começou quando o Alê, um dos editores-criadores do projeto, me convidou para fazer uma história em quadrinhos para eles pois, como eu nunca tinha pensado sobre o assunto, faltava material feminino para incluirem na seleção da revista. Bem, quando pesquisava sobre cenografia e animação, já havia percebido que nessas áreas também a participação feminina é muito rara, quase nunca há citações em livros dedicados ao assunto, por exemplo. Já em quadrinhos, oras... há muitas desenhistas famosas de mangá, mas aqui eu nunca tinha reparado mesmo, quando àquelas que produzem material, de fato.
Então, depois de resistir à minha preguiça e à falta de apetrechos no apê onde morava, comecei a desenhar explorando a linguagem dos quadrinhos em camadas (layers) diversas e o resultado foi "Fagocitose", publicada na Subversos #02. Aquilo sim, posso dizer que foi trabalho guerreiro: tudo foi desenhado com palito de churrasco e nanquim, sob alguma caixa de papelão, porque na época não tinha nenhum material de desenho entre meus pertences na 'ilha de Lost'...
É claro, isso não diz muito não... a verdade é que de vez em quando sempre aparece um me perguntando qual alucinógeno eu usava lá, mas J.U.R.O. que nunca precisei de nada disso para fazer algo, NÃO!!!!!! Bem, às vezes sobreviver pode ser uma utopia e talvez esses desenhos sejam reflexo dessa angústia. Bom... como sempre, é chato demais ficar falando somente de mim, então prefiro não comentar muito sobre, :D!

Enjoy!

Um comentário:

  1. Nilcinha! Fico feliz que você tenha retomado o blog. A pressão de ter que atualizar faz com que a gente deixe a preguiça de lado e acabe produzindo mais, o que é bem positivo, principalmente pra quem não ganha a vida fazendo arte. Fagocitose foi (na minha opinião) uma das hqs mais diferentes da Subversos, no bom sentido, claro. Vanguarda poética pura. Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por colaborar a tornar este blog melhor! :)!